Notícia .

16º Produto Certificado - Barro Preto de Olho Marinho - V.N. Poiares

Está finalmente concluído o processo de certificação do Barro Preto de Olho Marinho, Vila Nova de Poiares. O momento foi assinalado, nos Paços do Concelho, com a entrega pelo Presidente da Câmara Municipal ao oleiro Fernando Correia do CERTIFICADO que o habilita a certificar as suas peças.

Promovida pelo Município de Vila Nova de Poiares, trata-se da primeira certificação no país no que diz respeito a olaria preta, e o 16º produto de artesanato a nível nacional a receber a certificação de autenticidade da ‘A.CERTIFICA’, o único organismo que se dedica à certificação de produções artesanais tradicionais, com sede em Braga.

A etiqueta número 1 certificando que se trata de uma peça de Barro Preto foi, «como não podia deixar de ser, atribuída a um caçoilo, instrumento imprescindível nas cozinhas, nomeadamente por ser nele que é confeccionado o prato de excelência da gastronomia de Vila Nova de Poiares, a Chanfana.

Para o Município de Vila Nova de Poiares, «a certificação vem reforçar a identidade local através da valorização e requalificação dos recursos endógenos, proporcionando a dinamização de actividades de promoção e divulgação em torno do património local (seja ele material, imaterial ou gastronómico), e afirmando-se como a impulsionadora da recuperação, requalificação e desenvolvimento da actividade artesanal», referiu João Miguel Henriques.

COVID-19

Com o propósito de mitigar a propagação e o impacto da COVID-19 e tendo em consideração as recomendações por parte da Direção Geral da Saúde, a.CERTIFICA não irá realizar visitas técnicas aos produtores nas próximas semanas, pelo que todas as UPA’s que detenham certificações cuja validade se encontra a terminar, as mesmas permanecerão válidas até ao próximo dia 31 de Julho. Saber mais