Notícia .

19º Produto Certificado - Louça Preta de Molelos - Tondela Realizou-se hoje a Sessão simbólica de certificação das primeiras peças de cada uma das 7 UPAS aderentes ao processo, em Molelos no espaço da Soenga.

As UPA’s que agora tem produção certificada: Irmãos José e Luís Lourosa - Oficina Arte Antiga, António Duarte - Feitiço da Púcaro, António Marques - Olaria Barro Preto, Fernanda Marques, Xana Monteiro e Carlos Lima. O Município Tondela, como entidade promotora entende que a Certificação desta produção artesanal emblemática da freguesia de Molelos, concelho de Tondela, trará novos mercados para esta produção e os seus artesãos trazendo um apoio à economia local. Por outro lado o consumidor passará a ter a informação sobre a tipologia das peças : Tradicionais e Contemporâneas, cuja cozedura é distinguida na própria etiqueta de certificação, seja na Soenga, forno a lenha ou gás. Ainda segundo Vice-Presidente do Município, apesar de haver outras produções de barro preto, é inequívoco que a marca IG - Louca Preta de Molelos registada, se distingui das restantes, não ó pelo nome mas também pela sua forma de produção. Este produto cujo Caderno de Especificações foi elaborado pela Portugal à mão, conta também com a presença do representante do CEARTE entidade com delegações de competências pelo IEFP para o SNCPTA - Dec Lei 121/2015.

A.CERTIFICA mantém se na sua missão de preservar as nossas tradições artesanais.

COVID-19

Com o propósito de mitigar a propagação e o impacto da COVID-19 e tendo em consideração as recomendações por parte da Direção Geral da Saúde, a.CERTIFICA não irá realizar visitas técnicas aos produtores nas próximas semanas, pelo que todas as UPA’s que detenham certificações cuja validade se encontra a terminar, as mesmas permanecerão válidas até ao próximo dia 31 de Julho. Saber mais